sábado, 14 de março de 2015

!º Avaliação de Ciências - 6º anos - 2015

Escola Estadual Tiradentes Professora: Sandra de Oliveira Botelho Alunos (a):__________________________________________ 6º _____ NOTA:_______ 1ª AVALIAÇÃO DE CIÊNCIAS- 1º Bimestre 1. As relações entre os seres vivos podem ser classificadas como harmônicas ou desarmônicas. São harmônicas quando não há nenhum tipo de prejuízo entre os organismos envolvidos. São desarmônicas quando pelo menos uma das espécies envolvidas é prejudicada. Observe as relações abaixo descritas: I- Relação harmônica em que ambas as espécies são beneficiadas. II- Relação harmônica em que apenas uma espécie é beneficiada. III- Relação desarmônica em que uma única espécie é prejudicada. IV- Relação desarmônica em que ambas as espécies são prejudicadas. As relações ecológicas de comensalismo, inquilinismo, mutualismo, predatismo, parasitismo e competição enquadram-se em quais das representações acima (I, II, III,IV)? I- _________________________________ II- _________________________________ III- _________________________________ IV- _________________________________ 2-Observe a ilustração:O pássaro-palito é uma ave que costuma entrar na boca do crocodilo africano em buscade alimento; o crocodilo não ataca o pássaro. Analise as situações I e II, que ocorrem nanatureza: Situação I: o pássaro-palito se alimenta de restos de alimentos que encontra entre os dentes do crocodilo. Situação II: o pássaro-palito se alimenta de sanguessugas que ficam na boca docrocodilo. Pense: a relação ecológica entre o pássaro-palito e o crocodilo é do mesmo tipo nas duas situações? Justifique.( ) Sim( ) não Justificativa: _______________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _______________________________ 3- O conjunto do ambiente físico, dos organismos que nele vivem e suasrelações é conhecido como: __________________________________________________________________________ 4- A coruja é um animal de habito noturno e se alimenta muitas vezes de ratos, não deixando aumentar muito o número destes roedores, sendo assim considerada um animal de grande importancia no equilíbrio ecológico de um ecossistema. A parte sublinhada no trecho refere-se ao: a) habitat. b) ecossistema. c) nicho ecológico. d) componente abiótico. 5- Relacione as colunas: 1- Sociedade ( ) Relação existente entre ocarrapato e o cachorro. 2 - Parasitismo ( ) Um peixe comendo outro peixeda mesma espécie. 3 - Inquilinismo ( ) Relação existente em umformigueiro. 4 - Comensalismo ( ) Relação existente entre o tubarãoe o peixe-piloto. 5 - Herbivoros ( ) Relação existente entre aorquídea e a árvore. 6 - Protocooperação ( ) Relação existente nos liquens. 7- Mutualismo ( ) A lagarta comendo uma folha. 8 - Canibalismo ( ) Relação existente entre o paguro e a anêmona da mar. 6 - Marque a alternativa que indica qual relação está descrita em cada exemplo: 1) A ave palito e o crocodilo. A ave palito retira restos de alimentos e sanguessugas existentes entre os dentes docrocodilo. O crocodilo, dessa forma, fica livre deste "incômodo" e nunca tenta comer essa ave. (a) competição (b) predação (c) cooperação 2) As plantas carnívoras aprisionam insetos fechando as folhas. Posteriormente iniciam o processo digestivo. (a) predação (b) parasitismo (c) inquilinismo 3) As abundantes algas castanhas, flutuando no mar dos Sargaços, constituem um refúgio e um local de desova para diversos peixes. (a) sociedade (b) parasitismo (c) comensalismo 4) Se forem lançadas à terra grande quantidade de sementes, ficando estas muito juntas, só algumas plantas sedesenvolvem, devido à falta de nutrientes ou de luz. (a) Inquilinismo (b) competição (d) parasitismo 7) Leia o texto abaixo e responda: O macaco é o amigo da onça dos peixes. Os rios do rio que banham a cidade de Bonito, no Mato Grosso do Sul, são tão cristalinos que favorecem o relacionamento entre os peixes e, acredite, macacos. Explica-se: as piraputangas, abundantes nos rios da região, perseguem os bandos de macaco - pregos que deslocam pelas matas ribeirinhas. Os peixes têm apetite voraz por frutos e aprenderam que, para cada figo silvestre que os desastrados mamíferos comem, três ou quatro vão parar no fundo do rio - e são facilmente localizados por causa da incrível visibilidade da água. Sorte das piraputangas? Nem tanto. É que, distraídas com a generosa refeição, elas ficam vulneráveis ao ataque de um dos maiores predadores dos rios brasileiros, o dourado, que chega a medir 1 metro...É comum vermos dois tipos de peixes junto ao tubarão. Um deles, o peixe-piloto, nada próximo a ele, um pouco atrás de sua cabeça, ingerindo os restos que ele deixa. Já a rêmora adere ao corpo do tubarão por uma espécie de disco, sendo assim transportada para toda parte. Quando o tubarão está se alimentando, ela se solta e come os restos de comida, voltando ao seu posto logo em seguida. a) Que tipo de relação ecológica existe entre o macaco- prego e a piraputanga? ___________________ b) Qual animal sai beneficiado dessa associação: a piraputanga ou macaco-prego? _______________ c) Que tipo de relação ecológica existe entre o macaco- prego e o dourado? _____________________ 8) É comum vermos dois tipos de peixes junto ao tubarão. Um deles, o peixe-piloto, nada próximo aele, um pouco atrás de sua cabeça, ingerindo os restos que ele deixa. Já a rêmora adere ao corpo dotubarão por uma espécie de disco, sendo assim transportada para toda parte. Quando o tubarãoestá se alimentando, ela se solta e come os restos de comida, voltando ao seu posto logo em seguida. Com base no texto responda: a) Que de associação o peixe –piloto e a rêmora mantêm com o tubarão? ________________________ b) Que tipo de relação ecológica há entre o peixe-piloto e a rêmora? __________________________ 9. Cruzadinha Relações Ecológicas 1 - Relação entre o paguro e a anemona do mar. 2- A largata comendo uma folha. 3 - Relação onde um organismo vivem sobre o outro sem prejudicá-lo. Por exemplo: orquídeas sobre a árvores. 4 - Um leão se alimenta de uma zebra. 5 - Fungos produzem substâncias que inibem a proliferação de bactérias. 6 - Relação existente entre organismos que formam o líquens. 7 - Um peixe comendo outro peixe da mesma espécie. 8. Relação entre o tubarão e o peixe-piloto, este último come as sobras deixadas pelo tubarão. 9 - Relação existente em um formigueiro, onde cada formiga faz sua função. 10- Relação existente entre o carrapato e o cachorro. 11 - Dois cachorros brigando por um osso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário