sábado, 14 de março de 2015


Escola Municipal Padre Puga

Professora: Sandra de Oliveira Botelho

Equipe:_________________________________________________________________ 9º B

1 – AULA PRÁTICA

Objetivo:

·         Demonstrar que nossa sensibilidade térmica não nos pode dar a noção exata da temperatura.

Material:

·         3 bacia                        Água fria        Água morna                Água quente

Procedimento:

·         Mergulhe uma das mãos na água fria e a outra, na quente. Após um minuto, mais ou menos, retire ambas as mãos e mergulhe-as na água morna.

Discussão:

1 – Ao mergulhar as duas mãos na água morna, que sensação térmica foi percebida separadamente por elas?

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2 – Que conclusão se pode tirar após a realização desta atividade prática?

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2 – AULA PRÁTICA

Objetivo:

·         Observar um efeito da dilatação do ar.

Material:

·         Garrafa de vidro                    Bexiga                        2 cubas para água e gelo

·         Fogareiro

·         Béquer ou panela para o aquecimento da água

·         Termômetro                           Etiquetas

Procedimento:

·         Marque as duas cubas com etiquetas, A e B.

·         Coloque a bexiga na boca da garrafa.

·         Aqueça a água no fogareiro e coloque-a na cuba A, até três dedos da borda.

·         Mergulhe a garrafa com a bexiga na cuba A; meça a temperatura com o termômetro; aguarde alguns minutos e observe o que acontece.

·         Coloque água à temperatura ambiente na cuba B e transfira para ela a garrafa com a bexiga; acrescente alguns cubinhos de gelo e meça a temperatura; aguarde alguns minutos e observe o que acontece.

Discussão:

a)O que aconteceu com a bexiga na cuba a?

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b) O que se observou com a transferência da garrafa para a cuba B?

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

c) Como você explica o fenômeno observado?

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3 – AULA PRÁTICA

Objetivo:

·         Demonstrar a transferência da energia térmica por condução.

Material:

·         1 folha de alumínio                1 pequeno tapete ou passadeira

Procedimento:

·         Corte um pedaço da folha de alumínio que seja um pouco maior que o seu pé.

·         Coloque a folha de alumínio e o tapete sobre um piso de cerâmica.

·         Sem os tocar, aguarde cerca de 10 minutos.

·         Ponha um dos pés descalços sobre a folha de alumínio e o outro sobre o tapete.

·         Observe o que você sente quanto à temperatura da folha de alumínio e do tapete.

Discussão:

1 – O que você sentiu quanto à temperatura da folha de alumínio e à do tapete?

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2 – Dos materiais usados, qual você classifica como mau condutor de calor?

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3 – Quando se afirma que determinado material é mau condutor de calor, o que isso significa?

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4 – Por que pediu para você não tocar na folha de alumínio e no tapete por 10 minutos?

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4 – AULA PRÁTICA

Objetivo:

·         Verificar os diferentes meios de propagação do som.

Material:

·         Relógio de corda                   2 copos                       2 metros de barbante

·         Folha de cartolina                  2 metros de arame      fita adesiva

Procedimento:

·         Prepare com a cartolina um canudo de 2 m de comprimento, com 5 cm a 7 cm de diâmetro.

·         Faça um furo no fundo dos copos, passa as pontas do barbante e dê um nó para não escapar, faça o mesmo com o arame.

·         Peça a um colega que segue o relógio de corda, na altura do seu ouvido, a 2 m de distância, e verifique se consegue ouvi-lo.

·         Utilize o canudo de cartolina, encostando uma extremidade no seu ouvido e a outra na mão do colega com o relógio, anote o conseguir ouvir.

·         Utilize, em seguida, os copos com o barbante esticado, colocando uma no seu ouvido e a outra na mão do colega com o relógio e anote o que ouvir.

·         Repita o mesmo procedimento com as caixas ligadas pelo arame e anote.

Discussão:

1 – Você conseguiu ouvir o som do relógio colocado a 2 m de distância?

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2 – o que você percebeu, utilizando o canudo de cartolina e os fios (barbante e arame)?

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3 – Como se explica a propagação pelo canudo de cartolina?

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4 – Foi observada alguma diferença entre a propagação pelo fio de barbante e a propagação pelo fio metálico? Explique.

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário