Escola
Municipal Padre Puga
Professora:
Sandra de Oliveira Botelho
Equipe:_________________________________________________________________
9º B
1 – AULA PRÁTICA
Objetivo:
·
Demonstrar que nossa sensibilidade
térmica não nos pode dar a noção exata da temperatura.
Material:
·
3 bacia Água
fria Água morna Água quente
Procedimento:
·
Mergulhe uma das mãos na água fria e a
outra, na quente. Após um minuto, mais ou menos, retire ambas as mãos e
mergulhe-as na água morna.
Discussão:
1
– Ao mergulhar as duas mãos na água morna, que sensação térmica foi percebida
separadamente por elas?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2
– Que conclusão se pode tirar após a realização desta atividade prática?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2
– AULA PRÁTICA
Objetivo:
·
Observar um efeito da dilatação do ar.
Material:
·
Garrafa de vidro Bexiga 2
cubas para água e gelo
·
Fogareiro
·
Béquer ou panela para o aquecimento da
água
·
Termômetro Etiquetas
Procedimento:
·
Marque as duas cubas com etiquetas, A e
B.
·
Coloque a bexiga na boca da garrafa.
·
Aqueça a água no fogareiro e coloque-a
na cuba A, até três dedos da borda.
·
Mergulhe a garrafa com a bexiga na cuba
A; meça a temperatura com o termômetro; aguarde alguns minutos e observe o que
acontece.
·
Coloque água à temperatura ambiente na
cuba B e transfira para ela a garrafa com a bexiga; acrescente alguns cubinhos
de gelo e meça a temperatura; aguarde alguns minutos e observe o que acontece.
Discussão:
a)O
que aconteceu com a bexiga na cuba a?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b)
O que se observou com a transferência da garrafa para a cuba B?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c)
Como você explica o fenômeno observado?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3 – AULA PRÁTICA
Objetivo:
·
Demonstrar a transferência da energia térmica
por condução.
Material:
·
1 folha de alumínio 1 pequeno tapete ou passadeira
Procedimento:
·
Corte um pedaço da folha de alumínio que
seja um pouco maior que o seu pé.
·
Coloque a folha de alumínio e o tapete
sobre um piso de cerâmica.
·
Sem os tocar, aguarde cerca de 10
minutos.
·
Ponha um dos pés descalços sobre a folha
de alumínio e o outro sobre o tapete.
·
Observe o que você sente quanto à
temperatura da folha de alumínio e do tapete.
Discussão:
1
– O que você sentiu quanto à temperatura da folha de alumínio e à do tapete?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2
– Dos materiais usados, qual você classifica como mau condutor de calor?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3
– Quando se afirma que determinado material é mau condutor de calor, o que isso
significa?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4
– Por que pediu para você não tocar na folha de alumínio e no tapete por 10
minutos?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4 – AULA PRÁTICA
Objetivo:
·
Verificar os diferentes meios de
propagação do som.
Material:
·
Relógio de corda 2 copos 2
metros de barbante
·
Folha de cartolina 2 metros de arame fita adesiva
Procedimento:
·
Prepare com a cartolina um canudo de 2 m
de comprimento, com 5 cm a 7 cm de diâmetro.
·
Faça um furo no fundo dos copos, passa
as pontas do barbante e dê um nó para não escapar, faça o mesmo com o arame.
·
Peça a um colega que segue o relógio de
corda, na altura do seu ouvido, a 2 m de distância, e verifique se consegue
ouvi-lo.
·
Utilize o canudo de cartolina, encostando
uma extremidade no seu ouvido e a outra na mão do colega com o relógio, anote o
conseguir ouvir.
·
Utilize, em seguida, os copos com o
barbante esticado, colocando uma no seu ouvido e a outra na mão do colega com o
relógio e anote o que ouvir.
·
Repita o mesmo procedimento com as
caixas ligadas pelo arame e anote.
Discussão:
1 – Você conseguiu
ouvir o som do relógio colocado a 2 m de distância?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2 – o que você
percebeu, utilizando o canudo de cartolina e os fios (barbante e arame)?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3 – Como se explica a
propagação pelo canudo de cartolina?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4 – Foi observada
alguma diferença entre a propagação pelo fio de barbante e a propagação pelo
fio metálico? Explique.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário