
sábado, 2 de janeiro de 2016
Revista Passatempo com a Química
O CAMINHO DO ALIMENTO
PROFESSORA:SANDRA DE OLIVEIRA BOTELHO
2015
1. INTRODUÇÃO
Os alimentos que comemos fornecem os nutrientes, e estes, por sua vez, funcionam como matéria-prima para liberação de energia, construção do organismo e renovação de suas partes.
Para que o aluno reconheça os órgãos que fazem parte do sistema digestório; o caminho percorrido pelo alimento em duas etapas, citado nos procedimentos.
2. OBJETIVO
• Compreender a função de cada órgão que compõem o sistema digestório.
• Reconhecer o caminho percorrido do alimento no corpo humano.
• Produzir um vídeo educativo (técnica do stop molder), o caminho percorrido pelo alimento do sistema digestório.
3. ITEM DE CONTROLE
Eixo: Ser humano e Saúde.
HSS 12.1 - Processo de Compreensão.
Estabelecer relação entre partes, funções e características do organismo humano.
4. CAMPO DE APLICAÇÃO
• Ensino Fundamental II
5. PRINCIPAIS PASSOS
1ª Etapa:
Dividir os alunos em grupo de 5 componentes.
Como o modelo do corpo humano, com o desenho dos órgãos do sistema digestório, (anexo 1) cobrir com massa de modelar somente os órgãos que fazem parte do processo da digestão.
Fazer um protótipo de alimento, com a massinha de modelar, para que seja simulado o caminho do alimento e em cada órgão tirar varias fotos, do processo completa da digestão.
2ª Etapa:
Produção do vídeo.
No Telecentro da Escola.
Utilizar o programa Movie Make, para produzir e editar o vídeo.
Apresentar para a turma o resultado final.
6. RECURSOS NECESSÁRIOS
Modelo do corpo humano (desenho do sistema digestório).
massa de modelar
celular com câmera
computadores do telecentro
programa Movie Make
7. CUIDADOS ESPECIAIS
8. ANEXO - 1
Modelo do Corpo Humano.
Anexo 2 - FOTOS
Foto 1: 8º C
Foto 2: 8º C
Foto 3: 8º A Foto 4: 8º B
Anexo 3 - CD (Vídeo produzido)

Assinar:
Postar comentários (Atom)
Proposta de aula para o 8º ano Conteúdo Sistema Digestório
ResponderExcluir